Olá :)
Estou com algumas ideias sobre posts mais interessantes de viagens e indicações, mas ainda não consegui organizar todos eles. Enquanto isso, vou continuar com a série de posts úteis.
Estou com algumas ideias sobre posts mais interessantes de viagens e indicações, mas ainda não consegui organizar todos eles. Enquanto isso, vou continuar com a série de posts úteis.
Antes de chegar em Birmingham, eu fiz um post falando sobre as matérias que eu pretendia cursar na universidade. Vocês podem ler esse post aqui. Porém, como eu já tinha dito no post, eu não tive acesso à grade horária das matérias até chegar aqui e, somente com a grade na mão, eu pude escolher de fato as matérias que eu cursaria sem ter sobreposição de horários.
Para fazer
minhas inscrições foi mais ou menos assim:
A grade horária
Na primeira
semana de aula, os alunos de intercâmbio tiveram várias palestras explicando
como a University of Birmingham funcionava. Os assuntos abordados falavam sobre
as matérias oferecidas, o sistema de avaliação, aulas extras para desenvolver os
‘skills’ de inglês e canais de
suporte para quase todos os tipos de
problema que a gente poderia ter por estar longe de casa e da família.
Para os
alunos de engenharia química, houve uma reunião para entregar alguns documentos
importantes, e, dentre eles, estava a grade horária de todos os anos, bem como
a ementa de algumas matérias. Assim ficou mais fácil encaixar as matérias nos
horários certos.
Fichário com documentos importates para os alunos de Eng. Quim. |
Lembrando
que aqui eles dividem os cursos por ano, não por semestre. Ainda assim, existem
matérias que são oferecidas somente na primeira metade do ano, outras somente
na segunda, e outras o ano inteiro. Eu explico isso melhor nesse post.
A escolha das matérias:
Por ser
aluna de intercâmbio, eu tive a liberdade de escolher matérias de qualquer departamento,
desde que a turma tivesse vagas remanescentes. É lógico que a pessoa tende a
optar por matérias do próprio curso, mas é super válido saber que existe a
opção de cursar matérias de outros. Vários alunos de engenharia, por exemplo, procuram
matérias na área de ‘Management’, que
são oferecidas pelo curso de administração.
O site da
universidade oferece uma ferramenta de busca de todas as matérias oferecidas em
todos os cursos. Dessa forma fica mais fácil saber a grade de cada curso, assim
como a ementa de cada matéria. O site também informa se a matéria é oferecida
no primeiro ou segundo semestre, porém não disponibiliza o horário, porque isso
pode variar de ano pra ano.
Para ter
acesso aos horários, a gente tinha que procurar a secretaria de cada
departamento e pedir por esse tipo de informação.
Você pode
checar o site aqui.
MOMD
Aqui as matérias eletivas são chamadas de MOMD (Module Outside Main Discipline). Existe uma grande variedade de assuntos e elas contam como parte dos créditos que você tem que cumprir. Alunos de intercâmbio também tem direito de cursá-las.
Eles organizam uma feira para mostrar todas das MOMDs e ajudar os alunos a escolherem uma. Como línguas estão incluídas nesse grupo, eu optei por fazer francês.
Existem vários níveis e vários horários para cada uma delas, assim é fácil de encaixar na sua grade horária. Cada pessoa responsável por uma língua organiza um teste de nivelamento, assim facilita a alocação no aluno no nível mais adequado pra ele.
Para mim foi uma ótima escolha, porque eu pude manter o francês que eu estudava no Brasil e ainda cortar créditos. Muita gente também consegue começar a estudar uma língua desse jeito.
Você pode dar uma olhada nas MOMDs aqui.
A inscrição
Depois de
ter selecionado todas as matérias que eu queria cursar, eu ainda precisei saber
se tinha vaga disponível nelas. Para fazer isso, eu precisei ir no departamento
de cada matéria que eu queria cursar e pedir a aprovação.
Feito isso,
eu precisei preencher um documento listando as matérias que eu cursaria, com o
carimbo do respectivo departamento, e entregar na secretaria de engenharia
química (meu curso).
Esse
processo todo levou aproximadamente duas semanas para ser resolvido. Achei um
método muito rústico de inscrição em disciplina, considerando que no Brasil é
tudo online. Mas essa foi uma das minhas primeiras surpresas na comparação
entre o sistema de ensino europeu e brasileiro. Eu continuo o assunto no próximo
post.
Beijos,
Oi Joyce,
ResponderExcluirEstou muito feliz que tenha voltado a postar no seu blog :) estou indo pra University of Birmingham dia 14/set, e estes últimos posts estão sendo muito úteis.
Tenho uma dúvida sobre este post em particular: você disse que o processo de escolha das disciplinas, de ir em cada departamento e entregar a lista definitiva das suas disciplinas levou 2 semanas. Mas por exemplo: nós começamos tudo isso na freshers week, e na semana seguinte já tem aula. Isso quer dizer que você perdeu as primeiras aulas das disciplinas?
Obrigada!
Beijos
Olá, Paola :)
ExcluirDepois da sua pergunta eu vi que esse ponto não ficou bem esclarecido no post, então vou tentar te explicar melhor. Na primeira semana de aula, a gente já pode assistir as aulas normalmente. Porém, se você ainda quiser mudar uma matéria da sua inscrição (por não ter gostado do professor ou do conteúdo, por exemplo) pode fazer dentro dessa semana. Essa semana fica como teste das matérias para os alunos de intercâmbio. Consegui ser mais clara?
Obrigada por acompanhar o blog :) e bom intercâmbio!
Beijo