sexta-feira, 18 de outubro de 2013
Aquela sobre o tempo
Hi! :)
Muitos dias desde a última postagem, mesmo depois da promessa de melhorar isso com o meu notebook. Bem, são tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo aqui que é complicado manter essa promessa, mas eu queria prometer pra mim mesma que vou passar a escrever mais, afinal, a primeira intenção desse blog era guardar de recordação, e nada melhor do que escrever para manter as lembranças.
O post de hoje é para falar sobre o tempo mesmo. Para quem não sabe, faz exatamente um mês que eu coloquei meus pés no Reino Unido. Ainda não atingi o estágio de achar que moro aqui há mais tempo que isso. Mesmo que eu já tenha uma certa rotina, ainda encaro tudo que clima de novidade.
Nesse mês muita coisa aconteceu. Talvez mais coisas pudessem ter acontecido, mas eu estou satisfeita com a minha vida aqui. O Ciência sem Fronteiras tinha muitos significados para mim. Não era só a chance de estudar em uma universidade entre as 100 melhores do mundo (que, por sinal, foi nomeada a "University of the year" em 2013 :D) e morar em um país com um conteúdo cultural muito maior que o meu, eu encarava também como a chance de crescer como pessoa. A oportunidade de ver se sentir coisas inéditas para mim. E é isso que tem acontecido aqui!
Os primeiros oito meses de 2013 foram muito ruins pra mim, que estava realmente do meu lado (poucas, bem poucas pessoas) sabe disso, mas agora eu tenho a certeza de que esse final de ano ainda vai poder salvar tudo isso. Eu cheguei na fase do desânimo com a faculdade, com o curso, com as pessoas e muitas outras coisas, mas agora eu saí do nível mínimo para o máximo de felicidade. Uma felicidade que nunca imaginei conhecer.
Mas voltando a falar sobre o tempo, a intenção do post era falar sobre esse presente que me foi dado: o tempo. No Brasil, eu tinha aula todos os dias e quase sempre o dia inteiro. Além disso, eu saía às 17h e pegava, no mínimo, uma hora de trânsito para voltar pra minha casa. E ainda tinha que encaixar curso de francês, casa, família,... sobraria tempo se eu não tivesse que dormir!
Bem, aqui eu levo 10 minutos andando para chegar na aula e tenho intervalos grandes o suficiente para me deixar voltar pra casa e fazer o almoço em alguns dias. Isso sem considerar a sorte que eu tive de encaixar minha aulas de segunda a quarta e ter mais dois dias livres para fazer o que eu quiser. Claro que esses dias deveriam ser pra estudar, e mais claro ainda é que eu não tenho feito isso! Haha
Eu vivia reclamando no Brasil da falta de tempo para fazer tudo o que queria e aqui eu tenho essa facilidade de nunca poder reclamar. E no Brasil eu ainda tinha tudo na mão com a minha mãe morando perto de mim, aqui a gente tem que fazer compras, arrumar a "casa", fazer almoço, fazer unha e depilação,... E ainda fazer social todas as noites! Haha
Agora eu entendo aquela sensação de não querer voltar mais. Como eu posso querer deixar essa vida de lado? Mas isso não depende só de mim e nem vale a pena discutir agora.
E você, tem tempo para ser feliz?
Beijos
domingo, 6 de outubro de 2013
Aquela com o resumo da segunda semana
Oláá :)
Mais uma semana se passou aqui em Birmingham! O tempo está voando, gente! Muitas coisas pra fazer e muita vontade de aproveitar cada minutinho aqui nesse sonho. Eu não vou dizer que sinto que moro aqui há muito tempo, porque ainda estou com o sentimento de novidade pra tudo que acontece, mas já estou me adaptando aos costumes da minha nova casa e da minha nova vida!
Primeiramente, a novidade é que o pesadelo de viver sem notebook acabou!!! :D Depois de muito procurar por um que me agradasse e coubesse no meu orçamento, estou feliz e contente com o meu novo notebook!
Agora nem tenho mais desculpas para demorar a postar, mas eu tento mesmo me dedicar e ainda assim o tempo vai embora! Sem mais blábláblá, vamos ao que interessa.
A segunda semana aqui foi bem agitada, assim como a primeira, mas por motivos diferentes. Essa semana foi a primeira semana de aulas aqui e serviu para que a gente acertasse nossa grade horária e decidisse as matérias que iríamos fazer. Eu já tinha feito um post falando sobre a escolha das matérias (esse aqui) mas expliquei que não tínhamos certeza se iríamos conseguir fazer tudo porque não tínhamos os horários certos de cada matéria.
Nessa semana, cada um foi conhecer o departamento dos respectivos cursos e ganhamos as grades dos três anos (lembrando que engenheiros se formam em três anos aqui, em vez de cinco, como no Brasil). Nós temos a opção de fazer matérias do primeiro, segundo ou terceiro ano do curso daqui, dependendo da nossa escolha e das matérias já cursadas no Brasil. Como temos esse tipo de liberdade, temos que fazer quase uma engenharia para conseguir encaixar as matérias que queremos sem que tenha conflito de horário. No fim, umas matérias foram deixadas de lado, mas tudo deu certo.
O bom dessa primeira semana de aula foi que tínhamos a liberdade de assistir as aulas para conhecermos um pouco mais da matéria e podermos decidir se iríamos fazer mesmo ou não. Desse jeito, a famosa "timetable" ficou pronta nos 45 minutos do segundo tempo, como bons brasileiros procrastinadores que somos!
Tivemos mais algumas festas também e mais compras. Confesso que queria mais tempo para aproveitar as coisas por aqui, como conhecer a cidade ou fazer pequenas trips, mas ainda não parei para me organizar em relação a isso. Sem meu notebook a vida estava mais complicada, mas agora as coisas vão andar melhor.
Além disso, eu estou curtindo bastante a vida de dona de casa. Eu já morava sozinha no Rio, então as coisas não são novidades para mim, mas agora eu nem tenho mãe por perto para tomar conta do que eu faço. Então tem que ir no mercado, fazer comida, lavar louça, arrumar o quarto (inclusive com aspirador de pó) e fazer tudo na hora certa, para conciliar com as outras coisas.
Falando em mãe por perto, essa semana eu arranjei de ficar doente. Foi uma gripe que pegou todos os freshers aqui e ficou conhecida como "Freshers flu". Um brasileiro foi passando pro outro até todo mundo ficar com dor de garganta e crise de tosse. Mas o fato de estar longe de casa, indo para festas quase todos os dias no frio e sem casaco e não se alimentar direito não tem nada a ver com isso, né? Haha
Eu só sei que liguei pra mamãe carente querendo que ela cuidasse de mim. Nem tenho vergonha de dizer, porque, mesmo com 21 anos, só melhoro quando fico com ela, então não quero nem ver como vai ser nesse ano que passar. Haha
Então é isso, gente. Tem bastante post pra sair ainda e espero conseguir entrar no ritmo agora com o notebook. Só pra terminar o post de uma forma melosa como tem sido, ainda não acredito no nível de felicidade que eu consegui atingir aqui! Está tudo incrivelmente perfeito. Meus pais me perguntam pelo skype como as coisas estão por aqui e como eu estou me sentindo e eu nem sei o que responder. Falar que estão legais e eu estou feliz com essa nova vida é muito pequeno pro que eu estou sentindo agora! Talvez eu arranje uma definição daqui a um ano, mas, por enquanto, quero continuar sentindo cada pedacinho disso.
Beijos,
quinta-feira, 3 de outubro de 2013
Aquela com o resumo da primeira semana
Hey, guys!
Como ainda estou bem atrasada com os posts, vim contar pra vocês o resumo da minha primeira semana aqui em Birmingham, que foi a semana passada!
Essa primeira semana é chamada de "Welcome Week" e serve para os alunos se ambientarem com a vida universitária. Existe um grupo de alunos da própria universidade que se responsabiliza pela organinação dos eventos. É um grupo bem grande, então eles se dividem de acordo com os tipos de tarefas que cada um tem que exercer.
Existe, inclusive, um grupo que serve exclusivamente para tirar dúvidas dos novos alunos. Eles ficam passeando com placas de "Can I help you?" por todo o campus da faculdade e estão dispostos a ajudar com qualquer tipo de problema. Muito fofo, né? Eu já passei da minha fase de caloura há muito tempo, mas a vida aqui é tão diferente que a gente precisa recorrer para esse grupo!
Aproveitando o último dia do verão |
Pessoal de engenharia química no prédio do curso |
Um outro grupo de alunos é resposável pelos alunos de intercâmbio, então tivemos um tour por quase toda a universidade (que é imensa), para conhecer alguns lugares importantes como biblioteca, prédios de cada curso, restaurante, mercado, bar... Tudo me encantou muito! É impressionante como as coisas aqui são lindas! Além disso, eu fico chocada com o tamanho do campus.
No Rio de Janeiro eu estudava no campus do fundão, na UFRJ. Sempre me impressionei com o tamanho do lugar, porque tem até ônibus interno para você circular por toda a faculdade, mas aqui consegue ser incrivelmente maior. Sem contar que lá eu tinha um bloco de um prédio que era dividido para quatro cursos diferentes, aqui eu tenho um prédio inteiro só para engenharia química! E é assim com todos os outros cursos. E, como eu mencionei antes, tem mercado, restaurante e bar dentro da faculdade! A vida dos alunos daqui passa a acontecer toda dentro do campus, porque até para beber você pode ficar por aqui.
Além de passear pela faculdade, essa semana serviu para fazer compras! Eu tinha uma listinha de coisas que eu precisava comprar e ela foi se estendendo a cada dia. Aqui a cozinha é compartilhada entre as pessoas que moram perto de você (depois explico melhor no post sobre as acomodações), mas sempre é bom ter seus próprios utensílios. Quem me conhece sabe que eu sou mega chata e nojenta com coisas públicas, então eu fiz questão mesmo de comprar tudo meu.
compras "emergenciais" haha |
O problema é que eu SEMPRE esqueço que eu tenho apenas 1,58 metros e não tenho força para carregar tudo que eu quero comprar! Mas sempre tem os amiguinhos menos consumistas pra ajudar :P Nessa brincadeira já gastei uma quantia de dinheiro que eu nem estou querendo saber, mas eu me consolo sabendo que eu ganhei uma parte do dinheiro especialmente para isso e comprei coisas que vão durar o ano inteiro que eu passar aqui. Foram coisas como panela, prato, talheres, copo, travisseiro, fronha, protetor de colchão (minha alergia agradece), toalha, roupão (porque eu mereço haha) e comidas e mais comidas!
Eu morava sozinha no Rio e sei das coisas que eu sinto falta dentro de casa. Eu admito que eu compro bastante coisa, mas eu prezo muito pelo meu conforto, gente, e isso vai de cada um. Tudo que eu compro eu julgo ser necessário, e eu gosto de ter coisas que me façam sentir confortável no meu quarto, porque ele vai ser minha casa por mais de 300 dias!
Depois eu vou fazer um post sobre as lojas legais de fazer cada tipo de compras e explico melhor como tentar economizar um dinheirinho, porque aqui tem algumas opções bem legais para procurar por comida e coisas pra casa!
Por fim, essa semana foi recheada de festas! Eu já tinha feito um post (esse aqui) sobre o ingresso das festas que eu tinha comprado desde o Brasil. Os veteranos orientam os alunos a aproveitarem bastante esses primeiras semanas, porque depois fica complicado! Então foi festa atrás de festa. Eu nem tenho mais tanto piquei para isso tudo, mas fui em praticamente tudo que tinha! Vou deixar umas fotos para vocês verem:
Festa a fantasia |
Todos arrumados para o Freshers Ball |
Dia de churrasco e sorvete :) |
Body Paint |
E é isso, gente! Eu nunca achei que fosse atingir o nível de felicidade que eu estou agora. Acho que sempre fico emotiva nos posts, mas quem está vivendo isso aqui entende perfeitamente o que eu estou sentindo. Está tudo tão perfeito que é difícil de acreditar ainda! Ainda tenho um monte de coisas pra contar, então continuem acompanhando o blog!
Beijos,
Assinar:
Postagens (Atom)