sexta-feira, 17 de maio de 2013

Aquela sobre a escolha da universidade



Não vejo a hora de começar a escrever sobre minha vida na Inglaterra, mas enquanto ainda tenho 4 meses de espera, vou dar continuidade aos posts sobre as coisas que antecedem a viagem.

Hoje vou falar um pouco sobre como foi escolher a universidade. Nessa fase eu já tinha sido homologada pela minha faculdade e pelo programa Ciência sem Fronteiras. Então chegou a parte em que você tem que selecionar 3 faculdades, na sua ordem de preferência, e começar a rezar para que elas te queiram também.

Na lista de todas as faculdades disponíveis para o Reino Unido, eu procurei por aquelas que ofereciam engenharia química, meu curso aqui no Brasil.

Obs.: Não necessariamente você precisa se inscrever para o mesmo curso que você faz aqui, caso você tenha vontade de fazer matérias que são mais relacionadas a outros cursos, é a chance de conseguir! 

No fim, tinha uma lista de 14 universidades oferecendo meu curso. Como adoro fazer listas e organizar informações, fiz uma planilha no Excel com todas as opções e informações que eu achava relevante como:

 - País e cidade: como é no Reino Unido, tem universidades espalhadas pela Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales. A cidade era importante pra mim, porque gosto muito de cidade grande com possibilidades de vida cultural e social. E é bom ter uma ideia do custo de vida, para se programar para as compras :P

 - Posição em diversos rankings: procurei no Google mesmo, mas procurava saber os critérios usados e se eram confiáveis.

 Além disso, é importante procurar informações sobre o C.R. (coeficiente de rendimento) e a nota mínima no IELTS/TOEFL exigidos por cada faculdade para saber se vale a pena se inscrever.  Para as pessoas que não obtiveram a nota mínima no teste de proficiência, é importante saber se a universidade oferece o “pre-sessional english course”, que é o curso de inglês feito de 3 a 6 meses antes das aulas para melhorar o nível de inglês.

Universidades que ofereciam engenharia química

Depois de organizar tudo isso numa tabela, comecei a procurar os sites das faculdades para saber detalhes específicos de cada uma como a estrutura, a grade do curso, os dormitórios, localização na cidade, facilidade de deslocamento,... Assim consegui separar as que me agradavam das que não me agradavam tanto. Mas posso afirmar que com Birmingham (a uni em que eu vou estudar) foi quase amor à primeira vista. Coisa de feeling, sabe?

E ainda tive a grande felicidade de ter uma representante da "University of Birmingham" dando uma palestra bem na minha faculdade! Destino? Pode ser, porque certamente fez eu ter 100% de certeza de que era pra lá que eu queria ir.

Depois de algum sofrimento, finalmente consegui selecionar as três e me inscrevi no portal. E depois de mais de um mês de ansiedade, minha linda offer de Birmingham chegou (tem a foto dela aqui) :D

Universidades escolhidas e na ordem de preferência

Detalhe: eu estava no meio de uma aula quando eu vi o email, vocês não tem ideia da vontade que eu fiquei de sair gritando, mas me contive. O que não deu pra segurar foi o choro, mas aí eu já estava do lado de fora com as pessoas achando que eu era maluca, provavelmente. Mas foram lágrimas de muita felicidade, porque a sensação era de que eu tinha passado no vestibular de novo!

Assim foi a minha experiência... Não é muito fácil tomar essa decisão, mas é uma parte gostosa, pelo menos. É aí que você começa a perceber que isso tudo é verdade e você realmente vai morar e estudar por um ano inteirinho em outro país.

Espero que tenham gostado,



8 comentários:

  1. Baaaaah! Demais! Estou na mesma situação e já selecionei Birmingham como a principal uni, vou fazer o possível pra ir pra lá! hahaha Claro, no edital que eu vou (jan/2014) não abrem vagas pra várias universidades que eu gostaria de ir, o que está dificultando ainda mais a escolha. Mas parabéns pelo blog! Vou ficar acompanhando aqui tudo o que acontece lá no UK, espero que continue postando! E quem sabe eu consiga ir pra Birmingham também, suas dicas seriam muito bem vindas! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! :) eu não vejo a hora de chegar o dia de ir pra lá... Espero que você consiga, pq Birm é uma uni muito boa lá. E farei de tudo pra postar o máximo possível sim hahaha

      Excluir
  2. Joyce! Tudo bom?? Faço engenharia química também, e eu ainda não fiz essa super pesquisa que você fez, porque pretendo ir só no proximo edital, entao ainda não sei as opções, mas se eu te falar que desde o começo desse ano quando tenho pesquisado mais sobre o CSF, também a uni que eu mais curti foi Birmingham, foi mais ou menos amor a primeira vista como você falou! Mas agora você falou dos pré-requisitos e tal, você sabe quais são os pré-requisitos de lá?? Brigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna :) Birmingham é muito linda mesmo, né? Eu me encantei muito só pelo site, então quando eu tive a palestra falando tudo de bom que uni oferece, tive certeza absoluta hahaha

      Então, quanto aos critérios, você pode achar no próprio site da uni, colocando "Science without Borders" no campo de busca você encontra praticamente tudo, mas pelo que eu me lembro é isso: IELTS 6.0 (no less than 5.5 in any band), TOEFL 82 (no less than 19 in Reading, 19 in Listening, 21 in Speaking, 19 in Writing).

      Tem também o CR (coeficiente de rendimento, não sei se esse é o nome na sua faculdade) que tem uma graduação diferente da daqui, mas que é calculado mais ou menos como 7,5 aqui no Brasil.

      Beijo

      Excluir
  3. Olá! Gostaria de saber o que significam esses códigos ao lado do nome das opções. As informações você conseguiu no site das próprias instituições? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te responder isso :/ eu imagino que seja um código específico para representar determinada faculdade oferecendo determinado curso, porque no portal das inscrições você tem a listagem de todas a unis e todos os cursos disponíveis, então é mais fácil ter um método rápido de busca, mas não tenho certeza.

      Achei praticamente tudo nos sites da unis. Claro que tem uns sites melhores que os outros, com mais informação disponível, mas se voce futucar bastante, consegue suas informações :)

      Além disso, teve uma feira de intercâmbio (infelizmente não me lembro do nome, mas vou procurar e posso postar aqui :D) que teve em vários lugares do Brasil e ajudos muitos alunos com algumas dúvidas

      Excluir
  4. Olá Joyce, também curso engenharia química e estou pensando em me candidatar pra Birmingham, mas fiquei sabendo de um estudante da minha faculdade que está indo pra lá e esta decepcionado porque não deram pra ele opções de matérias que ele vai fazer, a universidade simplesmente impôs as cadeiras que ele vai fazer e ele vai acabar aproveitando pouca coisa. Queria saber se isso aconteceu contigo também, pois ele é da Eng Mecânica e eu tenho esperança que com a Eng Química tenha sido diferente e eu possa continuar sonhando em ir pra lá hehehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii :) então, no meu caso, a universidade entrou em contato liberando uma lista enorme de matérias que eu poderia cursar, inclusive de outros cursos, e eu poderia escolher entre aquelas. Isso não é garantia de que eu vá realmente cursar essas matérias pq só saberei quando chegar lá (tenho que saber se vão ser mesmo oferecidas, se não tem sobreposição de horários,...) mas nunca foi imposto nada pra mim! :)

      Excluir