quinta-feira, 18 de julho de 2013

Aquela sobre o visto



Finalmente o post sobre o visto! Estou dando pulinhos de alegria!!! Claro que ele vai ficar bem mais bonito quando já tiver o carimbo da imigração, mas já é muito bom ter ele no meu passaporte :D

Ele já tinha sido emitido há um tempinho, mas eu só consegui buscá-lo hoje. Isso tudo porque eu me esqueci de pedir para entregarem por sedex. Mas, como eu moro no Rio de Janeiro, não foi um grande problema ir buscá-lo. 

Ele foi emitido bem mais rápido do que o esperado. Eles te dão uma previsão de 15 dias úteis, o que significa 3 semanas, mas eu dei entrada dia 22/06, marquei a entrega para o dia 26/06 e ele foi emitido dia 4/07. Olha que bonito:

                          



O visto costuma ser um problema no caminho das pessoas, principalmente por causa da tensão que rola para não fazer nada de errado e correr o risco de ser recusado. Apesar disso, é bem mais tranquilo do que parece.

Você só pode dar entrada no seu visto até 90 dias antes do início das suas atividades na universidade estrangeira, e como eu sou uma pessoa bem tensa, fiz isso no primeiro dia possível! Eu gosto muito de me livrar das coisas, então eu já fui preenchendo tudo que era necessário e marcando a data da entrega de documentos o mais rápido possível para poder riscar mais uma coisa da minha listinha.

Eu já tinha mencionado em outro post que estava esperando o CAS, um documento emitido pela universidade estrangeira com alguns detalhes necessários para preencher um dos formulários do visto. Um desses detalhes é a data prevista do início das atividades lá, então é super importante ter esse documento em mãos antes de pensar em dar a entrada no visto.

O primeiro passo é preencher os dados desse site: http://www.visa4uk.fco.gov.uk/ApplyNow.aspx

Lá você coloca dados pessoais e diz, por exemplo, a data prevista da sua viagem.

Essa também é a etapa onde você paga o visto. Custa 492 dólares + IOF (dá até dor no coração), então você precisa de um cartão internacional ou um pré-pago (VTM). Como eu ainda não tinha em mãos o meu VTM, tive que pagar com o cartão de crédito normal. Não queria nem olhar o extrato, porque a cotação do dólar tem andado nas alturas ultimamente!

No fim, você marca a data e o horário da sua preferência para a entrega de documentos no VAC. Você tem a opção de fazer isso em três cidades diferentes: Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília. Entretanto, somente no Rio de Janeiro você tem a opção de buscar pessoalmente. Nos outros, só existe a opção de sedex.

Depois de tudo preenchido, você gera um documento com todos os dados que você colocou que deve ser impresso para levar no dia da entrega de documentos. Não se esqueça dele!

O próximo passo é preencher o famoso Appendix 8, que você acha nesse site: http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/sitecontent/applicationforms/visas/vaf9-app81.pdf

Ele deve ser impresso e preenchido a caneta mesmo. A maioria das informações necessárias, você acha no seu CAS, daí a sua importância!

Se você quiser um modelo preenchido, tem um blog muito bom com o passo a passo:


Por fim, chega o dia da entregar os documentos no VAC:

1) CAS (recebido por email);

2) Carta de Benefícios do CNPq (aquela com os valores que você vai receber durante todo o programa);

3) Certificado de proficiência (IELTS ou TOEFL);

4) Appendix 8 preenchido;

5) Formulário online preenchido para o agendamento do visto (aquele que você tem que imprimir depois pagar o visto);

6) Histórico escolar em português (usado na inscrição no UUK);


7) Histórico escolar em inglês (obrigatoriamente, o mesmo que você utilizou
pra se inscrever no UUK - não precisa ser juramentado);

8) Passaporte;

9) Foto.

Você tem a opção de tirar foto no próprio VAC. R$ 15,00 por 8 fotos.


Não se esqueça de levar o original e a cópia de cada documento, para não correr o risco de ficar com o original retido no consulado.

Além disso, não precisa se desesperar querendo levar até a certidão de casamento da sua mãe, porque não é necessário. Muita gente se desespera querendo levar todos os documentos que tem, mas você pode se basear por essa listinha mesmo. Inclusive, no próprio VAC tem um cartaz dizendo para você não deixar documentos como identidade, CNH, etc.

 Pronto! Agora é só torcer pra ele ser aceito e chegar logo!!! A confirmação chega por email, então é só ficar atento.






quarta-feira, 10 de julho de 2013

Aquela com o encontro de freshers



Quando eu era criança, julho costumava ser o mês das férias. Agora ele é o mês assombrado do final do período! Então minha vida está cheia de coisas pra fazer e pouco tempo para postar :(

Mas meu visto já foi aprovado (yaay :D) e só falta buscar, então o post sobre ele ainda vai chegar. Além disso, já encaminhei os documentos para o VTM e estou só esperando ele ser emitido. Vou falar melhor dele em outro post também.

O post de hoje é curto, mas é bonitinho. No domingo passado (07/07/13) e encontrei algumas pessoas que vão estudar em Birmingham comigo. Foi muito legal poder conhecer as pessoas pessoalmente, depois de meses trocando figurinhas só pelo facebook. Essa pessoas são as mesmas que vão embarcar comigo, então já fica bem mais fácil ir se conhecendo.

Conversamos muito, inclusive sobre assuntos importantes como VTM e seguro-saúde, combinamos passeios para o início da viagem e ficamos mais gordinhos por causa da comida do Outback!

Além disso, as pessoas do PSE já estão chegando em Birmingham e matando os que ficaram de inveja, então eles já podem tirar dúvidas e contar um pouquinho sobre como é lá!

Parte dos futuros freshers da University of Birmingham :)

Por hoje é isso. Mas estou conseguindo cortar coisas da listinha do que ainda falta para fazer, então prometo fazer posts úteis assim que tudo estiver resolvido!